terça-feira, 14 de agosto de 2012

As pessoas são difíceis e lidar é questão de Empatia.



Olá amigos. Tudo bem com vocês? 

Eu já estava com a intenção de dissertar esse tema, porém eu precisava de algum incentivo e motivação. Hoje conversando com minha amiga Leandra, comecei a refletir, como as pessoas são diferentes. O fato de escrever isso não é para julgar ninguém, muito menos mostrar que estou certo, muitas vezes fui o errado da história, mas nunca sentir culpado por isso, somos o que devemos ser. Ninguém é igual a ninguém, podemos encontrar pessoas que se identificam conosco, mas igual não tem. Cada pessoa interage a vida de uma forma, eu no caso, sou uma pessoa otimista, por isso nenhum problema hoje em dia me abala, nem pessoais e nem financeiros. Não tenho necessidade de se abalar com problemas que um dia serão resolvidos, por isso penso no agora, amanhã é outra história. 

No decorrer da vida de cada um de nós, passamos por diversas situações. Falecimentos, percas, amizades, reconstituições, diversas situações que não há como descrever. Muitas vezes são situações que nos ferem, que prejudicam profundamente nosso interior. Infelizmente precisamos passar por isso, é uma lei com diversas regras, e se não compreende-las, acabam virando manchetes de jornais. 

A vida muitas vezes parece ser injusta conosco, muitas vezes ficamos pensando em diversas situações, coisas que deveríamos dizer a alguém, coisas que falamos para alguém, sem ao menos pensar no caos que podemos ter feito na vida de tal pessoa. Não percebemos, pois dificilmente veremos pessoas dizendo vai dar tudo certo, grande parte delas vão dizer e se der errado? E se eu não conseguir? Consequentemente, perdemos diversas oportunidades com o medo de arriscar e compreender que se não tentarmos, não saberemos o resultado, e por fim, ficamos na mesma situação. 

É fácil falar que tal pessoa é sem educação, não responde nem Bom Dia, mas nunca paramos para pensar o por que não recebemos o Bom dia. As pessoas têm problemas, tem dificuldades, que muitas vezes por incrível que pareça se estivéssemos em algumas situações, se sentíssemos na pele, compreenderemos o próximo, isso se chama empatia. 




Escrevo isso, não é para apontar ninguém, é apenas uma compreensão. Eu gostaria de ensinar as pessoas serem como elas deveriam ser, mas quem sou eu para ensinar? Eu erro muitas vezes, muitas vezes quis ver a pessoa pagar pelo erro que ela cometeu, ao invés de querer orientá-la.

Hoje o melhor remédio é silenciar, existem pessoas que ficam anos e anos para descobrir isso, mas o segredo é o silêncio, simples assim.

Ficou nervoso? Silencie, acalma a mente, reflita e apenas veja como ficamos infelizes por besteiras.



Falou demais? Não concordou? Melhore seus argumentos, se não tiver opção, silencie e compreenda que do mesmo jeito que as pessoas têm um erro, você, por incrível que pareça, às vezes é pior.


Perguntamos para as pessoas se elas estão bem, e ironicamente, muitas vezes, respondem que estão, sendo que atrás deste estão, tem diversos pensamentos, preocupações, problemas financeiros, lembranças, rodeando pela cabeça, e muitas vezes elas querem desabafar, mas tem medo de dizer para as pessoas.Se tornam grande pessoas, com personalidades fortes e obsessivas, querendo serem exemplares tentando esconder o seu passado que tanto fracassou, tentam mostrar e apontar o que é certo, só para tentar esquecer esse passado, mas no fundo, tudo fica em nosso subconsciente e ele sempre vai apontar seus erros e suas escolhas. Podemos mentir para todo mundo, menos para nós mesmos.

"Se os homem não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, teríamos comunidades pacíficas com paz e harmonia.
Vale também a não enxergar tudo que vemos, não escutar tudo que ouvimos e não dizer tudo que sabemos."

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More